Curso sequencial de tecnologia da informação: o papel da maioria das instituições na expectativa dos estudantes

Autores

  • Irene Domenes Zapparoli Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2007v28n2p97

Palavras-chave:

Educação profissional, Cursos seqüenciais, Tecnologia da informação.

Resumo

O objetivo deste estudo é mostrar o papel da Instituição de Ensino Superior quando implementa Curso Seqüencial de Tecnologia da Informação. Os cursos seqüenciais foram implementados com o objetivo de desenvolver nos alunos habilidades específicas para o trabalho. A metodologia consiste na revisão bibliográfica junto ao MEC e coleta de dados junto a uma IES. Os dados do Ministério da Educação mostram que eram ofertados 178 cursos seqüenciais, em 1999, e 612, em 2002. Esses dados mostram que os cursos seqüenciais vêm sendo aceitos pelos estudantes brasileiros. Assim, esta pesquisa considera que os principais elementos de formação envolvem os cursos seqüenciais de tecnologia da informação, o primeiro implementado nesta universidade pública.

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Biografia do Autor

Irene Domenes Zapparoli, Universidade Estadual de Londrina

Professora Assistente do Departamento de Economia da UEL – Universidade Estadual de Londrina. Doutoranda pelo Programa de Educação do Institute of Education/University of London orientadora Professor Ingrid Cecilia Lunt (no período set. 2000 a jul. 2003) transferida para PUC/SP (jul. 2003) Programa Educação: História, Política, Sociedade, orientadora Doutora Alda Junqueira Marin.

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Publicado

29.11.2007

Como Citar

ZAPPAROLI, Irene Domenes. Curso sequencial de tecnologia da informação: o papel da maioria das instituições na expectativa dos estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 97–120, 2007. DOI: 10.5433/1679-0383.2007v28n2p97. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/3732. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre