Percepção do envolvimento parental e o desempenho escolar de crianças do Ensino Fundamental I

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2019v40n2p195

Palavras-chave:

Desempenho acadêmico, Envolvimento parental, Ensino fundamental

Resumo

Considerando o envolvimento da família na aprendizagem escolar, o objetivo principal deste estudo é o de verificar se há relação entre o envolvimento parental e o desempenho escolar das crianças. Tem ainda, como objetivos secundários, comparar as médias obtidas por escola, por ano escolar, por idade e por sexo. Participaram 112 alunos do Ensino Fundamental I, ambos os sexos, com idades de 8 a 12 anos, do 3º ao 5º ano, de duas escolas públicas de Minas Gerais. Os participantes responderam dois questionários “Questionário sobre avaliação do relacionamento com o pai, na visão dos filhos” e com a mãe, na visão dos filhos. O desempenho escolar foi levantado nas escolas por meio de suas notas nas secretarias das instituições. Os resultados mostraram que somente em relação ao sexo das crianças houve diferenças estatisticamente significativas. Não foram encontradas correlações entre as médias da avaliação do relacionamento com os pais e o desempenho escolar. Esse resultado pode ser o reflexo de que as famílias e a escola não têm agido em conjunto, pela percepção das crianças.

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Biografia do Autor

Júlio Antônio Moreira Gomes, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Universidade do Vale do Sapucaí

Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Sapucaí

Neide de Brito Cunha, Universidade do Vale do Sapucaí

Pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Docente Permanente do Mestrado em Educação e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí.

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Publicado

02.12.2019

Como Citar

GOMES, Júlio Antônio Moreira; CUNHA, Neide de Brito. Percepção do envolvimento parental e o desempenho escolar de crianças do Ensino Fundamental I. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 40, n. 2, p. 195–208, 2019. DOI: 10.5433/1679-0383.2019v40n2p195. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/37255. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê