Uma escola sem partido: dicursividade, currículos e movimentos sociais

Autores

  • Fabiana Aparecida de Carvalho Universidade Estadual de Maringá – UEM
  • Alexandre Luiz Polizel Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Eliane Rose Maio Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2016v37n2p193

Palavras-chave:

Escola sem Partico, Currículo, Discursos, Biopolítica, Movimento Social.

Resumo

Este ensaio objetiva problematizar o movimento Escola Sem Partido (ESP) e seus atravessamentos, como gerador de efeitos, junto aos currículos escolares. Como movimento social, o ESP atua nos domínios da escola e do currículo implementando uma pedagogia cultural e estratégias biopolíticas que excluem as diferenças nesses contextos. Trata-se de uma estratégia de vigilância, coerção e proibição que nega certas discussões e posicionamentos na escola. O movimento tem ganhado espaço em projetos de leis que intensificam essa vigilância por sobre os educadores e alunos. Destacamos alguns enunciados discursivos do movimento que discutem a sua insurgência em meio às políticas nacionais; como ele se caracteriza em um dispositivo constitutivo e gerador de efeitos por sobre as identidades escolares; como cria um fluxo discursivo que poderá atravessar modos de ver e pensar a educação, a docência, os alunos, o posicionamento dos pais para com a escola e as identidades dentro desse território.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabiana Aparecida de Carvalho, Universidade Estadual de Maringá – UEM

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática. Professora Assistente do Departamento de Biologia da Universidade Estadual de Maringá – UEM.

Alexandre Luiz Polizel, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá.

Eliane Rose Maio, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação Escolar - UNESP/Araraquara. Professora Adjunta do Departamento de Teoria e Pratica da Educação da Universidade Estadual de Maringá.

Downloads

Publicado

08.06.2017

Como Citar

CARVALHO, F. A. de; POLIZEL, A. L.; MAIO, E. R. Uma escola sem partido: dicursividade, currículos e movimentos sociais. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 37, n. 2, p. 193–210, 2017. DOI: 10.5433/1679-0383.2016v37n2p193. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/27561. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê