Os livros didáticos aprovados pelo PNLD: um olhar para a coleção English for all

Autores

  • Eliane Segati Rios-Registro Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2014v35n1p41

Palavras-chave:

PNLD, English for All, Gênero Literário

Resumo

Os livros didáticos aprovados pelo PNLD contemplam, em sua maioria, os critérios de avaliação exigidos pelo Programa. Dentre as exigências, a necessidade de apresentarem em suas unidades gêneros textuais diversificados. A partir do exposto, focamos nossas análises nos gêneros da esfera da criação literária, de modo a identificar os gêneros privilegiados e sua forma de abordagem. Para tanto, elegemos a coleção English for All, por ter sido adotada pela maioria das escolas de uma cidade localizada na região norte do Paraná, para apresentar a sua organização textual (BRONCKART, 2009) e a síntese das atividades apresentadas, em relação ao gênero proposto, segundo seus objetivos, capacidades de linguagem (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004) de significação (CRISTOVÃO; STUTZ, 2011) relação com o gênero literário (RIOS-REGISTRO, 2013; RIOS-REGISTRO; CRISTOVÃO, 2013) e idioma utilizado. Podemos concluir que, apesar da existência de alguns gêneros da esfera da criação literária na coleção, faltam, ainda, atividades que façam o aluno refletir sobre os elementos literários que o constituem com tal, contribuindo para a compreensão de sua literariedade.

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Biografia do Autor

Eliane Segati Rios-Registro, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutora em Estudos da Linguagem - língua estrangeira. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Norte do Paraná. Pertence ao Centro de Letras, Comunicação e Artes, onde ministra as disciplinas de Língua e Literatura de Língua Inglesa.

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Publicado

28.06.2014

Como Citar

RIOS-REGISTRO, Eliane Segati. Os livros didáticos aprovados pelo PNLD: um olhar para a coleção English for all. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 35, n. 1, p. 41–56, 2014. DOI: 10.5433/1679-0383.2014v35n1p41. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/18410. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê