Os livros didáticos aprovados pelo PNLD: um olhar para a coleção English for all
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2014v35n1p41Palabras clave:
PNLD, English for All, Gênero LiterárioResumen
Os livros didáticos aprovados pelo PNLD contemplam, em sua maioria, os critérios de avaliação exigidos pelo Programa. Dentre as exigências, a necessidade de apresentarem em suas unidades gêneros textuais diversificados. A partir do exposto, focamos nossas análises nos gêneros da esfera da criação literária, de modo a identificar os gêneros privilegiados e sua forma de abordagem. Para tanto, elegemos a coleção English for All, por ter sido adotada pela maioria das escolas de uma cidade localizada na região norte do Paraná, para apresentar a sua organização textual (BRONCKART, 2009) e a síntese das atividades apresentadas, em relação ao gênero proposto, segundo seus objetivos, capacidades de linguagem (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004) de significação (CRISTOVÃO; STUTZ, 2011) relação com o gênero literário (RIOS-REGISTRO, 2013; RIOS-REGISTRO; CRISTOVÃO, 2013) e idioma utilizado. Podemos concluir que, apesar da existência de alguns gêneros da esfera da criação literária na coleção, faltam, ainda, atividades que façam o aluno refletir sobre os elementos literários que o constituem com tal, contribuindo para a compreensão de sua literariedade.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Semina: Ciências Sociais e Humanas adopta la licencia CC-BY-NC para sus publicaciones, siendo el copyright del autor, en los casos de republicación recomendamos que los autores indiquen la primera publicación en esta revista.
Esta licencia permite copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato, remezclarlo, transformarlo y desarrollarlo, siempre que no sea con fines comerciales. Y debe darse el debido crédito al creador.
Las opiniones expresadas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales para mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.