A clínica dos casos difíceis no imaginário de estudantes de psicologia

Autores

  • Heloisa Aguetoni Cambuí Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho
  • Diana Pancini de Sá Antunes Ribeiro Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho,

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2014v35n1p113

Palavras-chave:

Psicanálise, Winnicott, Pacientes difíceis, Procedimento de Desenho-Estória com Tema, Imaginário coletivo

Resumo

As condutas que ocorrem no contexto da intersubjetividade são organizadas a partir de campos psicológicos não conscientes, que influenciam as práticas individuais e coletivas. Torna-se importante, portanto, considerar o imaginário coletivo dos psicólogos em formação, na medida em que este pode interferir no exercício de sua prática clínica. Este estudo teve como objetivo investigar o imaginário coletivo de terapeutas em formação sobre o atendimento de pacientes considerados difíceis no setting analítico. Com base no método psicanalítico, esta investigação utilizou o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema em entrevista grupal, com a finalidade de problematizar sobre as vicissitudes da clínica contemporânea com estes pacientes. Participaram deste estudo, oito graduandos do oitavo semestre de um curso de psicologia. O material resultante da entrevista constituído pelos desenhos-estórias e a narrativa foi psicanaliticamente analisado, à luz da Teoria dos Campos proposta por Herrmann e em interlocução com o pensamento winnicottiano, permitindo a apreensão dos seguintes campos de sentido afetivo-emocional: “Insegurança”, “Terapeuta Perfeito”, “Mutualidade”, “Vivência”, “Negação da Loucura” e “A Loucura como Tal”. De modo geral, as manifestações imaginárias dos estudantes de psicologia configuram a relação analítica com os pacientes difíceis, por meio da mobilização de sensações de insegurança, angústia, ansiedade, incapacidade e impotência.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Heloisa Aguetoni Cambuí, Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho

Psicóloga. Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru.

Diana Pancini de Sá Antunes Ribeiro, Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho,

Professora Assistente Doutora do Departamento de
Psicologia Clínica da Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Assis.

Downloads

Publicado

28.06.2014

Como Citar

CAMBUÍ, H. A.; RIBEIRO, D. P. de S. A. A clínica dos casos difíceis no imaginário de estudantes de psicologia. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 35, n. 1, p. 113–128, 2014. DOI: 10.5433/1679-0383.2014v35n1p113. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/17978. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre