Portfólio digital: o blog no recurso pedagógico no ensino superior

Autores

  • André Azevedo da Fonseca Universidade de Uberaba (Uniube)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2012v33n1p81

Palavras-chave:

Avaliação, Portfólio, Diário virtual, Blog.

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre a experiência pedagógica realizada com alunos do 1º período em Comunicação Social, na Universidade de Uberaba (Uniube), na disciplina Fundamentos Científicos da Comunicação. A experiência consistiu na aplicação de uma avaliação formativa inspirada na estratégia do portfólio, mas com uma particularidade: o registro do processo de aprendizagem deveria ser feito em um diário virtual (blog). Os estudantes deveriam anotar suas vivências acadêmicas, sob orientação do professor, observando as regras estabelecidas no plano de ensino. O resultado evidenciou que o uso sistemático do blog acadêmico contribuiu para que os alunos se tornassem mais conscientes do desenvolvimento de seus conhecimentos em relação às discussões da disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Azevedo da Fonseca, Universidade de Uberaba (Uniube)

Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” (Unesp). Professor no curso de Comunicação Social da Universidade de Uberaba (Uniube)

Downloads

Publicado

07.03.2013

Como Citar

FONSECA, André Azevedo da. Portfólio digital: o blog no recurso pedagógico no ensino superior. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 81–90, 2013. DOI: 10.5433/1679-0383.2012v33n1p81. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/14413. Acesso em: 10 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)