A arte de Joseph Beuys e a visão de Andreas Huyssen na pós-modernidade

Autores

  • Eduardo Portanova Barros Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
  • Lívia Garcez de Oliveira Padilha Universidade do Vale do Rio dos Sinos –UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2012v33n1p61

Palavras-chave:

Pós-modernidade, Beuys, Huyssen

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre a arte na pós-modernidade - que estimula uma leitura da ambivalência entre técnica e estética - por meio de duas obras “ambientalistas” do artista plástico Joseph Beuys e do olhar crítico, mas de cunho compreensivo, do ensaísta alemão Andreas Huyssen. O enfoque é o paradoxo entre a arte dita culta ou de vanguarda (?) e a sua possível massificação (?). Estas duas expressões – vanguarda e massificação - ainda se sustentam na paisagem pós-moderna? Ou percebe-se um redirecionamento da sensibilidade em direção àquilo que nos toca pela afetividade? Consideramos, por meio da fenomenologia, que se enfrenta, em tempos pós-modernos, um permanente estado de tensionamento artístico, o que estimula uma visão mais relativista do que categórica da cultura no século XXI.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eduardo Portanova Barros, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Jornalista, professor, pós-doutorando no Centro de Pesquisa sobre o Atual e o Cotidiano (CEAQ/Sorbonne) e pesquisador do Laboratório de Políticas Culturais no Brasil (LAPCAB/Unisinos) do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unisinos

Lívia Garcez de Oliveira Padilha, Universidade do Vale do Rio dos Sinos –UNISINOS

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

Downloads

Publicado

15.02.2013

Como Citar

BARROS, E. P.; PADILHA, L. G. de O. A arte de Joseph Beuys e a visão de Andreas Huyssen na pós-modernidade. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 61–70, 2013. DOI: 10.5433/1679-0383.2012v33n1p61. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/14188. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)