Identidades em construção na voz de uma professora egressa de letras e suas expectativas de bases de conhecimento do professor
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2011v32n2p127Palavras-chave:
Identidade, Bases de Conhecimento, Análise Crítica do Discurso.Resumo
A partir de subsídios da Análise Crítica do Discurso e da Linguística Sistêmico Funcional, neste artigo temos o objetivo de analisar o modo como uma professora de língua inglesa percebe suas bases de conhecimento adquiridas no Curso de Letras, bem como o conhecimento ideal e idealizado que julga necessário ao professor da área. Ao mesmo tempo em que analisamos o modo como sua identidade de professora de língua inglesa se constitui por meio de seu discurso. Com este trabalho, pretendemos contribuir para a área de formação de professores de línguas, mais especificamente para a área das pesquisas que tratam da identidade do professor de língua estrangeira. Para isso, apoiamos nossa pesquisa nos pressupostos teóricos subjacentes à análise realizada, retomando as definições tanto de identidade, como das bases de conhecimento do professor e os procedimentos de análise de discurso, postulados primordialmente pela Análise Crítica do Discurso e pela Linguística Sistêmico Funcional. Os estudos apontam para uma representação negativa e um descontentamento quanto a sua formação inicial, sobretudo pela ineficácia no ensino da língua em que atuariam como professores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Célia Carrião Jasnievski, Alessandra Augusta Pereira da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.















