Uma sugestão de atividade com enfoque CTS nas aulas de matemática
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2012v33n2p137Palavras-chave:
Ciência, Tecnologia, Sociedade, Aulas de matemática, CTS, Processo de Ensino,Resumo
Este trabalho, com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade, apresenta o desenvolvimento do projeto “Apagão, outra vez?”, que tinha por objetivo, alertar os estudantes que a energia elétrica é relevante para o modo de se viver neste século XXI. Os sujeitos deste projeto foram estudantes do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual localizada na cidade de Ponta Grossa no Estado do Paraná. Cabe apontar que, no decorrer do projeto, os dados foram coletados por meio de registros diários feitos pela pesquisadora, de registros feitos pelos estudantes e de conversas individuais e coletivas, gravadas em áudio. E que a sua análise teve cunho qualitativo. De modo geral, as atividades realizadas no decorrer do projeto foram relevantes, pois permitiram uma reflexão sobre a vivência do estudante, enfocando os conceitos de energia envolvidos no seu dia a dia. Assim, professores de outras áreas do saber podem se apropriar deste projeto e desenvolvê-lo com objetivos próprios de seu conteúdo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.