Adesão dos docentes universitários aos recursos da web 2.0 para disseminação e compartilhamento da informação e do conhecimento

Autores

  • Maíra Prado da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Leticia Gorri Gorri Molina Universidade Estadual de Londrina.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2011v32n1p65

Palavras-chave:

Web 2.0, Recursos da Web 2.0, Compartilhamento de Informação, Compartilhamento de Conhecimento, Docentes

Resumo

A presente pesquisa analisou a adesão dos recursos da Web 2.0 pelos docentes dos cursos de Biblioteconomia na região Sul do Brasil, como forma de compartilhar e disseminar Informação e Conhecimento (I&C). O procedimento metodológico utilizado foi a pesquisa descritiva com a aplicação do questionário para os docentes do curso de Biblioteconomia. Os resultados apontam os recursos da Web 2.0 utilizados para auxiliar na realização de suas ações, canal de comunicação com o público interno e externo, compartilhar e disseminar I&C com os discentes e os pares. Além disso, os docentes utilizam as ferramentas como recursos estratégicos para subsidiar e ofertar respaldo nas disciplinas lecionadas nos cursos de Biblioteconomia. Notou-se que as atividades realizadas pelos docentes estão direcionadas na busca pela informação e a maioria dos docentes não são colaboradores na Web. O incentivo ao uso dos recursos para os discentes estão voltados para utilização em sala de aula e formação profissional. A Web 2.0 contribui para promover a interação social, na qual a informação e o conhecimento podem ser produzidos, disseminados e utilizados de modo compartilhado.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maíra Prado da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina em 2010

Leticia Gorri Gorri Molina, Universidade Estadual de Londrina.

Mestres pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Docente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

18.07.2012

Como Citar

PRADO DA SILVA, M.; GORRI MOLINA, L. G. Adesão dos docentes universitários aos recursos da web 2.0 para disseminação e compartilhamento da informação e do conhecimento. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 32, n. 1, p. 65–76, 2012. DOI: 10.5433/1679-0383.2011v32n1p65. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/11502. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre