Uso de Óleo de Soja como Combustível para Motor de Ciclo Diesel
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0375.2023.v44.48045Palavras-chave:
agronegócio, bioenergia, motor de ignição por compressão, óleo de sojaResumo
O preço do óleo diesel tem sobrecarregado os custos da produção agrícola. Paralelamente a isso, o diesel de petróleo tem contribuído com significativa emissão de gases de efeito estufa. Estrategicamente, o uso de matérias-primas agrícolas, como o óleo de soja, podem reduzir a volatilidade do preço do combustível fóssil e a pegada de carbono da atividade agrícola. Apesar de ser mais barato que o biodiesel, o emprego de óleo de soja puro tem se mostrado prejudicial ao motor Diesel por causa de sua alta viscosidade. Neste trabalho, uma nova tecnologia foi desenvolvida e testada com a finalidade de superar este problema pela alimentação de um motor Diesel de injeção direta com óleo refinado de soja (óleo comestível) aquecido pela água de arrefecimento e pelos gases de exaustão. Eficiência térmica, razão ar/combustível, tempo de injeção do combustível, temperatura de exaustão e emissões foram avaliados. A principal constatação deste trabalho foi identificar a viabilidade de se operar um motor adequadamente modificado com óleo de soja aquecido. Os resultados mostraram que o uso de óleo de soja reduz as emissões de óxidos de nitrogênio, mas contribui para menor eficiência térmica e altas emissões de outros produtos como monóxido de carbono e material particulado, em comparação ao diesel fóssil. Apesar destes resultados negativos, soluções para reduzir as emissões de poluentes são factíveis
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