Conectividade viária e a caminhada: Um estudo empírico em Londrina-PR

Conectividade viária e a caminhada: Um estudo empírico em Londrina-PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0375.2020v41n1p31

Palavras-chave:

. Sintaxe espacial. Densidade de intersecções. Regressão logística. Deslocamento ativo.

Resumo

A caminhabilidade emerge como uma diretriz de planejamento urbano que incentiva a caminhada, considerada como o meio de transporte mais saudável e sustentável. A conectividade viária, essencial para espaços caminháveis, geralmente é medida por meio da densidade de intersecções (DI). Por outro lado, Integração é entendida como uma medida mais complexa de conectividade. No Brasil, nenhum estudo foi identificado que considere essas variáveis em termos de caminhabilidade ou moderação de variáveis sociodemográficas. O objetivo desta pesquisa é analisar a influência dessas medidas de conectividade na caminhada, considerando covariáveis sociodemográficas em uma regressão logística múltipla. Foi realizado um estudo de caso em Londrina-PR, utilizando dados de origem-destino de viagens (n =19323) e características sociodemográficas. A Integração foi calculada para cada segmento de via em um raio de 1200 m. A DI foi calculada por zona, considerando a quantidade de intersecções e a área da zona. Um modelo de regressão logística múltipla foi ajustado, contendo covariáveis significativas. As Razões de Chance foram analisadas em relação às suas implicações teóricas. Os resultados indicam que os moradores de áreas altamente conectadas andaram mais. Ambas as medidas de conectividade foram significativas. Isso sugere que, embora relacionadas, elas podem capturar diferentes aspectos da rede de ruas. Este estudo contribui com evidências para o contexto brasileiro sobre conectividade considerando o prisma da caminhabilidade. Por meio do empirismo, será possível subsidiar políticas públicas e planejamento urbano na criação de espaços caminháveis.

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Biografia do Autor

Ana Luiza Favarão Leão, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina (2016), Especialização em Projeto Arquitetônico: Composição e Tecnologia do Ambiente Construído, pela Universidade Estadual de Londrina (2017) e Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa Associado UEL/UEM de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (2019). Doutorado em Arquitetura e Urbanismo em andamento pelo Programa Associado UEL/UEM de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (2019-2023). Especialização em em Estatística com Ênfase em Pesquisa Quantitativa pela Universidade Estadual de Londrina em andamento (2019-2020). Tem interesse de pesquisa nas seguintes temáticas: Design Urbano, Ambiente Construído, Caminhabilidade, Sustentabilidade e Cidades Saudáveis. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Urbanismo.

Mariana Ragassi Urbano, Universidade Estadual de Londrina

PhD in Agonomy from the Universidade de São Paulo Professor at the Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2020-06-20

Como Citar

Favarão Leão, A. L., & Ragassi Urbano, M. (2020). Conectividade viária e a caminhada: Um estudo empírico em Londrina-PR. Semina: Ciências Exatas E Tecnológicas, 41(1), 31–42. https://doi.org/10.5433/1679-0375.2020v41n1p31

Edição

Seção

Artigos
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