Análise de Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPAs) em solos utilizando agitação ultra-sônica, tubo aquecedor/minicondensador e cromatografia gasosa
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0375.2006v27n2p105Palavras-chave:
HPAs, Solo, Cromatografia, Agitação ultra-sônica.Resumo
O aumento do número de postos de combustíveis no Brasil possibilitou-se também um aumento do risco de contaminação das águas subterrâneas devido aos derramamentos de combustíveis. Os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs), componentes de derivados de petróleo, constituem um grupo de micro poluentes orgânicos, persistentes no ambiente e de elevada capacidade carcinogênica. Neste trabalho, foi desenvolvida uma metodologia de análise de HPAs em solos, e para a quantificação desses componentes usou-se a técnica de cromatografia gasosa com detector de ionização em chama, por meio da otimização e validação das condições cromatográficas e das condições de extração, concentração e purificação de HPAs. Foi obtida uma boa resolução para os 16 HPAs, com tempos de retenção variando de 6,1 a 43,7 minutos. O sistema tubo aquecedor/mini-condensador usado para evaporação do solvente apresentou boa recuperação inclusive para o naftaleno (83%), e com o método de extração por agitação ultra-sônica com diclorometano, obtiveram-se recuperações que variaram de 74 a 104%. O método de análise apresentou-se adequado para quantificação dos 16 HPAs na avaliação do passivo ambiental em postos de combustíveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.