Aspectos clínico-patológicos e epidemiológicos da endocardite bacteriana em cães: 28 casos (2003-2008)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n1p183Palavras-chave:
Cães, Endocardite, Epidemiologia, Septicemia, BactériaResumo
O presente trabalho objetivou revisar os aspectos clínico-patológicos e relatar os dados obtidos sobre a endocardite bacteriana em cães, por meio de estudo retrospectivo realizado nos arquivos do Hospital Veterinário e Laboratório de Patologia Animal da Universidade Estadual de Londrina (UEL), durante o período de janeiro de 2003 a maio de 2008. No transcorrer do período considerado, 28 cães apresentaram a doença, sendo 50% machos e 50% fêmeas. Animais de médio a grande porte foram os mais acometidos e os adultos obtiveram prevalência. Os principais sinais clínicos apresentados foram apatia, hiporexia, hipertermia, esplenomegalia, dispnéia, desidratação, disúria e sopro cardíaco. À necropsia, observou-se que a válvula mitral foi a estrutura cardíaca mais afetada, sendo o rim o órgão mais frequentemente acometido.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Diogo Kazuya Cavaguchi, Vanessa Andréa Pincelli, Mariana Menezes Bochio, Rita de Cássia Lima Ribeiro, Ana Paula Frederico Rodrigues Loureiro Bracarence, Patrícia Mendes Pereira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













