Trupanosoma (Typanozoon evansi) (STEEL, 1885) Balbiani, 1888, infecção experimental em equino com amostra isolada de capivara, Hydrochaeris hydrochaeris (LINNAEUS, 1766) (Rodentia: hydrochaeridae)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.1989v10n1p51Palavras-chave:
Eqüino, Trypanosoma evansi, Infecção, Capivara.Resumo
Resultados parasitológicos, clínicos e laboratoriais obtidos através da infecção experimental de eqüino com cepa de T, evansi isolada de capivara (H. hydrochaeris) são relatados. Verificou-se- a infectividade do parasito para o animal. A parasitose apresentou evolução crônica e, clinicamente, foi observada febre intermitente, coincidindo picos febris e parasitêmicos. As alterações hematológicas observadas foram: níveis decrescentes no número de eritrócitos, taxa de hemoglobina e volume globular médio. À necropsia observou-se o taco com a superfície de corte finamente granulada e aumentado de volume. Microscopicamente o órgão apresentava intensa atividade dos centros germinativos e congestão dos capilares sinusóides. Macrófagos carregados e hemossiderina foram observados no baço, fígado, rim, adrenal e hipófise.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1989 Elisa Teruya Oshiro, Marilene Rodrigues, Marilene Rodrigues, Vânia Lúcia Brandão Nunes, Vânia Lúcia Brandão Nunes, Olímpio Crisóstomo Ribeiro, Olímpio Crisóstomo Ribeiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













