Prevalência de anticorpos Anti-toxoplasma gondii em cães atendidos no hospital veterinário da UEL- PR
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.1992v13n1p66Palavras-chave:
Toxoplasmose, Toxoplasma gondii, Cães.Resumo
No período de 1985 a 1990 foram realizados 254 exames de imunofluorescência indireta (RIFI-lgG) em cães com sinais clínicos compatíveis com a toxoplasmose. Verificou-se que 75,98% dos animais reagiram ao Toxoplasma gondii, com título variando entre 16 e 65.536. Quanto à faixa etária, a prevalência foi de: até 1 ano 67,02%; 1 a 7 anos 80,45%; acima de 7 anos 85,13%. Estes resultados evidenciaram que a infecção está amplamente disseminada em nosso meio, sendo no entanto pouco diagnosticada quando avaliada apenas por exames clínicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1992 Italmar Teodorico Navarro, Odilon Vidotto, Eduardo Alberto Tudury, Cláudio C. Vianna, Roberta Lemos Freire

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













