Ocorrência de anticorpos anti-toxoplasma gondii em eqüinos procedentes de quatro estados (SP, PR, MS e MT) abatidos em Apucarana, PR
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.1997v18n1p9Palavras-chave:
Toxoplasma gondii, Eqüino, Frigorífico, Anticorpos.Resumo
Foram analisados, através da técnica de Imunofluorescência Indireta para Toxoplasma gondii, 561 soros de eqüinos abatidos no frigorífico King Meat de Apucarana - PR. Os eqüinos eram oriundos de São Paulo (233 - 41,53%), Paraná (131 - 23,35%), Mato Grosso do Sul (120 - 21,39%).© Mato Grosso (77 - 13;73%). Consideraram-se positivos, soros cujo título foram igual ou superior a 1:16. O resultado mostrou que 177 animais (31,55%) foram reagentes para o T gondii, com títulos de anticorpos entre 1:16 e 1:4096, indicando forte risco de infecção humana, quando a carne for ingerida crua ou mal cozida, uma vez que a carne destes animais é destinada ao consumo humano na Comunidade Européia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.