Teores de nutrientes da folha bandeira e grãos de aveia-preta em função da adubação fosfatada e postássica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n4p833Palavras-chave:
Avena strigosa, Fósforo. Potássio. Macronutrientes. MicronutrientesResumo
A aveia-preta (Avena strigosa Schreber) tem sido comumente utilizada para adubação verde, rotação de culturas no sistema de plantio direto, em cultivo no outono-inverno e ainda, para pastejo, fenação e ensilagem. O objetivo deste trabalho foi avaliar os teores de macro e micronutrientes da folha bandeira e dos grãos de aveia-preta cv. Comum em função da adubação fosfatada e potássica. O experimento foi realizado em condições de campo, em Nitossolo Vermelho, em Botucatu-SP. Os tratamentos constaram de três doses de superfosfato simples (0, 40 e 80 kg ha-1 de P2O5) e três doses de cloreto de potássio (0, 20 e 40 kg ha-1 de K2O) dispostos em esquema fatorial (3 x 3), sob o delineamento de blocos casualizados, com quatro repetições. A adubação foi feita no sulco de semeadura. Em todas as parcelas foi aplicado sulfato de amônio, sendo 20 kg ha-1 de N na semeadura e 30 kg ha-1 em cobertura no final do perfilhamento. Os teores de Ca, Mg, S, Fe, Mn, Cu e Zn da folha bandeira e de P e K dos grãos foram influenciados pela adubação fosfatada. A adubação potássica não influenciou os teores de macro e micronutrientes da folha bandeira e dos grãos em aveia preta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Carlos Alexandre Costa Cruscil, João Nakagawa, Claudemir Zucareli

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













