Efeito de extrato aquoso de Melia azedarach no desenvolvimento das fases imatura e reprodutiva de Spodoptera frugiperda (J. E. Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n3p537Palavras-chave:
Lagarta do cartucho-do-milho, Controle de pragas, Inseticida botânico, Cinamomo.Resumo
Determinou-se, em condições de laboratório, o efeito de diferentes concentrações do extrato aquoso de Melia azedarach sobre a biologia de Spodoptera frugiperda. Folhas de milho foram imersas nos extratos (0,1%; 1,0% e 5,0%) e oferecidas a lagartas recém-eclodidas. Em doses elevadas (1,0% e 5,0%) os extratos causaram 100% de mortalidade larval. Observações das lagartas mortas indicaram mudas anormais e morte durante o processo de ecdise. Na concentração de 0,1% o extrato provocou o alongamento da fase larval e redução do peso das lagartas e pupas. Adultos provenientes de lagartas previamente intoxicadas com extrato a 0,1% apresentaram alterações em parâmetros reprodutivos tais como: número de ovos por fêmea, ovos por postura e viabilidade dos ovos. A fecundidade sofreu drástica redução. A sobrevivência dos ovos e a duração do período embrionário não foram afetadas em ensaios de atividade ovicida. Nenhum efeito foi observado em relação à atratividade alimentar de lagartas de primeiro ínstar em testes de arena com livre chance de escolha. Os resultados deste trabalho sugerem que o extrato aquoso de cinamomo apresenta potencial para o controle de S. frugiperda.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Dileimar Machado Nalim Gallegos, Daniel Marchetti Maroneze

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













