Incubação de ovos e larvas de pacu (Piaractus mesopotamicus holmberg, 1887) em incubadoras do tipo israelense e woynarovich
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n2p789Palavras-chave:
Desenvolvimento larval, Larvicultura.Resumo
O objetivo neste estudo foi avaliar as taxas de fertilização e eclosão dos ovos de Piaractus mesopotamicus induzidos com extrato de hipófise, além da sobrevivência e porcentagem de larvas defeituosas após 48 e 72 horas da eclosão em incubadoras do tipo "Israelense" e "Woynarovich". Utilizou se um "Pool" de ovos e larvas obtidas de 10 fêmeas e 20 machos. O delineamento experimental foi totalmente casualisado com dois tratamentos e quatro repetições. As médias de fertilização não demonstraram diferenças significativas (P > 0,05) entre as incubadoras. Os valores de eclosão (%) foram significativamente maiores (P < 0,05) nas incubadoras do tipo Woynarovich, a sobrevivência (%) das larvas após 48 horas da eclosão foi significativamente maior (P < 0,05) nas incubadoras do tipo Israelense, o mesmo foi observado após 72 horas da eclosão. A porcentagem de larvas defeituosas foi significativamente menor (P < 0,05) nas incubadoras do tipo israelense nos dois períodos avaliados. De acordo com os resultados obtidos, as incubadoras do tipo "Israelense" demonstraram melhores condições para a sobrevivência das larvas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Luis Ricardo Jayme Guerreiro, Jeferson Antonio Dias Dias, Darci Carlos Fornari, Ricardo Pereira Ribeiro, Marco Anonio Zanoni

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













