Resposta imune humoral na paracoccidioidomicose experimental em camundongos ddY
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2007v28n2p287Palavras-chave:
Paracoccidioides brasiliensis, paracoccidioidomicose experimental, DDY, resposta imuneResumo
A paracoccidioidomicose (PCM) é uma micose sistêmica, restrita à América Latina, com maior incidência no Brasil. O camundongo ddY tem sido empregado como modelo murino de PCM e, no entanto, não há informações a respeito da resposta imune desse animal frente à infecção. O presente estudo tem como objetivo avaliar a resposta imune humoral específica para o principal antígeno, gp43, do fungo Paracoccidioides brasiliensis, em camundongos ddY infectados com a cepa virulenta Pb 18. Foram realizadas análises da antigenemia e histopatológico em vários órgãos e em diferentes tempos pós-infecção. Os resultados obtidos demonstraram aumento nos níveis de IgG anti-gp43 nos dias 14, 17, 21, 24, 28 e 56 pós-infecção e aumento no nível de gp43 solúvel aos 28 dias pós-infecção. As células fúngicas foram detectadas em todos os órgãos analisados (cérebro, coração, pulmão, fígado, baço e rim) e em todos os períodos. As lesões granulomatosas tornaramse predominantes 14 dias pós-infecção. Os resultados evidenciaram que o camundongo ddY produz resposta imune humoral frente ao principal antígeno de P. brasiliensis, apresentando-se elevado até 56 dias pósinfecção. A redução do nível de gp43 solúvel na fase crônica, supostamente devido ao início do controle da infecção, requer estudos complementares adicionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Berenice Tomoko Tatibana, Ayako Sano, Jun Uno, Yuzuru Mikami, Makoto Miyaji, Kazuko Nishimura, Eiko Nakagawa Itano

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













