Avaliação do endotélio corneano de equinos após exposição à indocianina verde 0,5% - estudo in vitro
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n2p613Palavras-chave:
Catarata, Indocianina verde, Endotélio corneano, Vermelho de alizarina.Resumo
O objetivo do estudo foi investigar se indocianina verde (ICG) induz dano nas células do endotélio da córnea de equinos. Vinte e quatro córneas de 12 equinos saudáveis, machos ou fêmeas, de diferentes idades foram estudadas. Somente olhos hígidos foram utilizados. Aleatoriamente, um olho foi incluído no grupo controle e outro no grupo tratamento. Os olhos do grupo tratamento foram expostos durante um minuto à indocianina verde a 0,5%. Posteriormente, o endotélio da córnea foi corado com azul de tripano e vermelho de alizarina, analisado e fotografado usando microscópio óptico. As áreas com células endoteliais danificadas foram aferidas e quantificadas utilizando um software para análise morfométrica. Os valores encontrados foram expressos como percentual de perda celular. Em todos os olhos examinados foram observadas áreas de dano celular, tanto no grupo controle quanto no grupo tratamento. A perda celular endotelial média foi de 0,8±0,37% no grupo tratamento e 0,97 ± 0,39% no grupo controle. O teste Qui-quadrado confirmou que os grupos tratamento e controle não diferiram. Foi possível concluir que a ICG 0,5% não causou dano agudo nas células do endotélio da córnea de equinos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.