Ação da temperatura, ácido giberélico e luz na germinação de sementes de fáfia - Pfaffia glomerata (Spreng.) Pedersen
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2007v28n3p349Palavras-chave:
Germinação, Giberelina, Planta medicinal.Resumo
Pfaffia glomerata Spreng. Pedersen (fáfia) é uma espécie vegetal com interesse medicinal. Com o objetivo de estudar os efeitos do ácido giberélico, do efeito luz/escuro e do pré-resfriamento sobre a germinação de sementes de fáfia, empregou-se o delineamento experimental inteiramente casualizado, com cinco repetições de 40 sementes cada, e os seguintes tratamentos: água destilada (controle); GA3 100 ppm; GA3 200 ppm; escuro mais água destilada; GA3 100 e 200 ppm mais 48 horas de pré-resfriamento e GA3 100 e 200 ppm mais 7 dias de pré-resfriamento. As sementes de fáfia foram pré-embebidas por 18 horas nas soluções de GA3 e em água destilada e depois colocadas em caixas plásticas gerbox, com papel de filtro umedecido com 20 ml de água destilada. Nos tratamentos com pré-resfriamento as sementes foram mantidas em geladeira por 48 horas e 7 dias à temperatura de 5°C ± 1; posteriormente, foram transferidas para sala de cultivo, sob luz branca contínua à temperatura de 22°C ± 2. A contagem das sementes foi realizada de 3 em 3 dias até completar 30 dias de teste. Para a avaliação dos efeitos dos tratamentos sobre a germinação das sementes foram realizadas observações da porcentagem de sementes germinadas e do tempo médio de germinação (expresso em dias). A partir dos resultados obtidos pode-se verificar que os tratamentos com GA3 não aumentaram a germinação e o pré-resfriamento reduziu significativamente a porcentagem de germinação, além de atrasar tal processo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Gladys Daniela Rogge Renner, Franciele Camacho, Sarah Peixe

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













