Efeitos da substituição parcial de milho e farelo de soja por torta de girassol na dieta de suínos sobre a composição em ácidos graxos do pernil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2007v28n4p753Palavras-chave:
Pernil suíno, Composição da carne, Ácidos graxos polinsaturados.Resumo
Quarenta e oito suínos (24 fêmeas e 24 machos), Landrace x Large White com peso vivo inicial de 22.69 kg foram submetidos a quatro tratamentos: dietas com 0 , 5, 10 e 15% de torta de girassol (SFC). Não foram observados efeitos significativos (p > 0.05) nas dietas para os teores de proteína total (19,6%), gordura total (15,3%), cinzas (0,89%) e umidade (63,9%) nos pernis. Os ácidos graxos foram significativamente influenciados pelas dietas. Os ácidos palmítico, oléico e linoléico foram os ácidos graxos mais abundantes tanto nas dietas como no pernil como um todo (Biceps femoris, Semimembranosus and Semitendinosus). Ácido linoléico (18:2n-6) foi o ácido graxo mais abundante nas dietas SFC. Seus níveis também foram maiores em pernis de suínos alimentados com dietas com SFC (T2, T3 e T4 com 15,8, 18,7 e 22,9%, respectivamente) em relação aos suínos que se alimentaram com a dieta controle (13,7%). Incorporação de 5, 10, 15% de SFC em dietas de suínos, diminuem a proporção de ácidos graxos saturados e monoinsaturados e aumentam a de poliinsaturados na carne de pernil (p < 0,05).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Maria Cristina Milinsk, Makoto Matsushita, Jesui Vergilio Visentainer, Caio Abercio Silva, Maria Cristina Ribeiro Costa, Ana Maria Bridi, Nilson Evelázio de Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













