Produtividade e qualidade de frutos do mamoeiro em função de tipos e doses de biofertilizantes
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2007v28n4p589Palavras-chave:
Adubação orgânica, Carica papaya L., Fertilizante alternativo.Resumo
Os biofertilizantes são produtos orgânicos geralmente obtidos via anaerobiose, estudados, principalmente, como fitoprotetores para a agricultura, mas que podem também incrementar a produção das plantas. Nesse sentido, um experimento de campo foi desenvolvido, no período de maio/2003 a agosto/2004, no município de Remígio-Pb, para avaliar os efeitos de dois biofertilizantes bovinos sobre a massa média, produtividade e a qualidade externa e interna dos frutos do mamoeiro Havaí (Carica papaya L.) cultivar ‘Baixinho de Santa Amália’. Os tratamentos foram dispostos em blocos casualizados com três repetições e 15 plantas por parcela, em esquema fatorial 2 x 5,sendo dois biofertilizantes: puro (água e esterco fresco de bovino) e o supermagro (além de água e esterco bovino fresco é enriquecido com macro, micronutrientes e mistura protéica), aplicados ao solo na forma líquida nos volumes 0,0; 0,5; 1,0; 1,5; e 2,0 L cova-1. A massa média, a produtividade e as variáveis referentes à qualidade externa e interna dos frutos não deferiram entre os tipos de biofertilizantes, mas responderam significativamente às doses de ambos os insumos. Os resultados, exceto quanto à firmeza dos frutos, demonstram efeitos positivos dos biofertilizantes no cultivo do mamoeiro ‘Baixinho de Santa Amália’ em termos de rendimento por área e qualidade físico-química dos frutos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.