Fontes de gordura ômega-3 e ômega-6 sobre o consumo voluntário de novilhas de corte confinadas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n1p221Palavras-chave:
Ingestão, Gordura protegida, Semente de linho.Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da suplementação com diferentes fontes de gordura sobre o consumo voluntário de matéria seca (MS), proteína bruta (PB), extrato etéreo (EE), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA), hemicelulose (HEM) e matéria orgânica (MO). Foram utilizadas 24 novilhas (½ Red Angus e ½ Nelore), com 20 meses de idade e peso médio inicial de 351 kg, durante 56 dias, distribuídas ao acaso em três tratamentos: suplementação com semente de linho, fonte de ômega-3 (LIN); suplementação com gordura protegida, fonte de ômega-6 (GOP - Lac100ÆÊ) e sem suplementação com gordura (SGO). Não houve diferença (p > 0,05) no consumo voluntário de MS, PB, FDN, FDA e MO, expressos em kg/dia, %PV e g/kg PV0,75 para as fontes de gordura testadas, sendo observado valores médios de consumo de MS de 8,51 kg/dia, 2,43% do PV e 105,12 g/kg PV0,75, respectivamente. As novilhas do tratamento LIN e GOP apresentaram maiores (p < 0,05) consumos de EE, expressos em kg/dia, %PV e g/kg PV0,75. O LIN resultou em maior (p < 0,05) consumo de HEM em %PV e g/kg PV0,75.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Mylene Müller, Ivanor Nunes do Prado, Willian Gonçalves do Nascimento, Vanderlei Xavier Scomparin, Fábio Luiz Bim Cavalieri, Jair de Araújo Marques

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













