Relações entre o clima e o progresso da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) em duas micro-regiões do Estado do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n1p47Palavras-chave:
Epidemia, Molhamento foliar, Precipitação, Severidade da doença, Glycine max.Resumo
O trabalho objetivou estudar, em condições de campo, a influência do clima no progresso da ferrugem da soja (Phakopsora pachyrhizi). Dois ensaios foram conduzidos na safra 2005/2006, um na região de Castro e outro em Arapoti, Paraná. Dividiu-se a epidemia em três períodos: semeadura até primeiros sintomas da doença, do início da doença até severidade de 20% e severidade de 20% até severidade máxima. Os sintomas da ferrugem apareceram em Castro aos 78 dias e em Arapoti aos 82 dias após a semeadura. A maior duração do período de molhamento foliar - Dpm (18 horas) foi observada em Castro. No segundo período da epidemia, Arapoti apresentou taxa aparente de infecção-r (0,18), maior do que observado em Castro (0,12). Durante mesmo período foram observados maiores valores de precipitação e maior índice de número de dias de chuva (Indc) quando comparados à Castro. No período final, em Arapoti obteve-se severidade final de 99,9% e em Castro 96%. Observou-se relação entre Dpm com o aparecimento dos primeiros sintomas e também relação entre dados de precipitação e Indc com o progresso da epidemia. As condições ambientais foram mais favoráveis à doença em Arapoti, onde foi observado maior valor da AACPDp (38,2) e menos favoráveis para Castro (30,4).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Rodrigo Y. Tsukahara, Marceli Hikishima, Marcelo G. Canteri

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













