Modificações químicas em solo solarizado, com e sem incorporação de resíduos orgânicos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n1p15Palavras-chave:
Controle alternativo, Matéria orgânica, Fertilidade do solo.Resumo
A solarização de solo é empregada em pequenas propriedades no controle alternativo de fitopatógenos e plantas invasoras, podendo também afetar a disponibilidade de alguns nutrientes e elementos fitotóxicos no solo. Desta forma elaborou-se o ensaio com delineamento fatorial 2x2x4 (solo solarizado e não solarizado x com e sem adição de resíduo vegetal x 4 épocas de coleta) para o acompanhamento das variações de pH, matéria orgânica, fósforo, nitrogênio total, potássio, cálcio, magnésio e alumínio em solo caracterizado como Latossolo Vermelho Distrófico, em Botucatu (SP). O resíduo vegetal incorporado foi constituído de restos culturais de couve (Brassica oleraceae var. acephala L.) frescos e triturados. Amostras de solo de cada tratamento foram coletadas de zero a 0,1m de profundidade, aos sete, 21, 35 e 49 dias de solarização, entre os meses de janeiro a março de 2001. Foram realizadas análises químicas das amostras de solo bem como o monitoramento das temperaturas do solo nos tratamentos. Os tratamentos solarizados com adição de resíduos orgânicos de couve apresentaram maiores índices de pH e maiores teores de matéria orgânica, nitrogênio total, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e menores de alumínio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Juliana Cristina Sodário Cruz, Glauber José de Castro Gava, Marli Teixeira de Almeida Minhoni, Nilton Luiz de Souza, Marcelo de Almeida Silva, Elisangela Marques Jeronimo, Carlos Roberto Padovani

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













