Doses de paclobutrazol sobre a biomassa microbiana do solo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n4Sup1p1349Palavras-chave:
Regulador de crescimento, Microrganismos, Qualidade do soloResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de doses crescentes de paclobutrazol sobre a biomassa microbiana, respiração e quociente respiratório (qCO2) do solo. Os tratamentos consistiram de seis doses de paclobutrazol: 0, 8, 16, 32, 64 e 128 mg i.a. por kg-1 de um Neossolo, correspondendo a 0x, 1x, 2x, 4x, 8x e 16x a dose recomendada para aplicação no campo. As amostras de solo foram incubadas por 60 dias e as avaliações de biomassa microbiana, desprendimento de CO2 e o qCO2 foram realizadas ao 1, 7, 15, 30 e 60 dias. Na primeira avaliação houve diminuição da biomassa microbiana com a aplicação do paclobutrazol, que aumentou após 15 dias. A aplicação do produto aumentou a respiração do solo até os 30 dias. O qCO2 aumentou significativamente nos tratamentos com doses superiores a 16 mg i.a. por kg-1 de solo. A aplicação de paclobutrazol ocasionou a diminuição inicial na biomassa microbiana do solo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.