Uma contribuição do design à agricultura por meio da avaliação ergonômica das embalagens plásticas de 20 litros para agrotóxicos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n2p259Palavras-chave:
Ergonomia, Embalagem, Agrotóxico, UsabilidadeResumo
Um dos problemas enfrentados no cotidiano do trabalhador rural é a dificuldade no manuseio das embalagens de 20 litros para agrotóxicos, isto porque normalmente são grandes, pesadas, possuem pegas inadequadas formalmente e dimensionalmente e o sistema de abertura da tampa e do lacre de vedação são ineficientes. Pensando em uma forma de torná-las mais práticas e funcionais foram analisadas as embalagens fabricadas pela empresa Cimplast Ltda. e utilizadas pela indústria Milênia Agro Ciência S.A., para que posteriormente, com base em dados práticos da pesquisa de campo e em estudos teóricos sobre o design de embalagens, ergonomia, usabilidade e agrotóxicos, fosse produzido um guia de parâmetros ergonômicos destinado às indústrias que fabricam esse tipo de embalagem. Este guia, como produto final desta pesquisa, trará informações importantes e bem fundamentadas cientificamente, com linguagem simples e prática, visando facilitar as indústrias no processo de consulta durante a elaboração das embalagens, pois apesar dos dados nele contidos estarem disponíveis na literatura, as empresas dispõem de pouco tempo hábil para pesquisá-los no momento do desenvolvimento de seus produtos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.