Características morfométricas, rendimento e composição do filé de tilápia do Nilo, Oreochromis niloticus, da linhagem tailandesa, local e do cruzamento de ambas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2006v27n1p125Palavras-chave:
Tilápia do Nilo, Produção de filé, Composição de filé, Características morfométricas.Resumo
As características morfométricas, rendimento e a composição do filé foram pesquisadas em tilápia do Nilo Oreochromis niloticus, das linhagens tailandesa chitralada (Tai), local (Local, Norte do Paraná, Brasil), e da proveniente do cruzamento de ambas (Hbr, macho tailandesa x fêmea local). Ao início do experimento os peixes (n: 900) apresentavam peso de 0,39 ± 0,20; 0,41 ± 0,22 e 0,45 ± 0,15 g e ao final 650,67; 534,25 e 360,00 g para as variedades Tai, Local e Hbr, respectivamente. Foram estabelecidas quatro razões morfométricas, sendo que a razão entre a altura da cabeça/ comprimento da cabeça da variedade Tai foi maior (P < 0,05) quando comparada às duas outras linhagens. A linhagem Hbr apresentou maior rendimento em filé (39,05%) (P < 0,05) quando comparada à Local (38,00%) e Tai (36,51%), que não diferiram entre si (P > 0,05). A composição centesimal do filé da linhagem Local apresentou menor teor de lipídeos (1,88%) (P < 0,05) quando comparada à Hbr (2,44%) e Tai (2,96%), que também diferiram entre si, com menor teor de lipídeos para a Hbr (P < 0,05). O teor em proteína bruta, cinzas e umidade do filé não apresentaram diferenças significativas (P > 0,05) entre as variedades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Julio Hermann Leonhardt, Mauro Caetano Filho, Heitor Frossard, Aleksey Machado Moreno

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













