Efeitos da utilização de inoculantes em silagens de forrageiras sobre os teores de proteína e fibra, digestibilidade dos nutrientes, pH, fermentação e estabilidade aeróbia
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2005v26n4p601Palavras-chave:
Ácido láctico, Deterioração aeróbia, Inoculante bacteriano, Inoculante enzimático, Inoculante microbiano, Microrganismos aeróbios.Resumo
A silagem de forrageiras é a principal forma de armazenamento de alimento volumoso no mundo. A ensilagem possibilita o fornecimento de alimento palatável durante todo o ano, principalmente no período de seca. Durante o processo de ensilagem, a forragem verde colocada no silo sofre transformação até a estabilização completa da massa, adquirindo as características de silagem. No intuito de melhorar o processo de fermentação, têm-se utilizado alguns inoculantes. Porém, a utilização destes, sem avaliação da qualidade nutricional da silagem pode aumentar o custo do material ensilado. Além disso, importância crescente tem sido dispensada ao processo de preservação das silagens e a sua estabilidade aeróbia, sobretudo durante o período de sua utilização. Embora algumas pesquisas mostrem efeitos benéficos da sua utilização sobre a preservação e a qualidade da silagem, foram encontrados, na literatura, vários trabalhos que mostram resultados controversos. Conclui-se que a utilização de inoculantes não deve ser considerada como substituto de manejo adequado de ensilagem, como: colheita, compactação, armazenamento e vedação. Em silagens adequadamente preparadas, a utilização de inoculantes apresenta pouco ou nenhum benefício sobre a preservação e a qualidade da silagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2005 Agda Luzia de Godoy Gimenes, Fernanda Barros Moreira, Ivone Yurika Mizubuti, Elzânia Sales Pereira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













