Extrato de própolis na conservação pós-colheita de mamão Solo cv. ‘Golden’

Autores

  • Flávia Regina Passos Universidade Federal de Viçosa
  • Fabrícia Queiroz Mendes Universidade Federal de Viçosa
  • Marina de Carvalho Eufrásio Pinto Universidade Federal de Viçosa
  • Emiliane Andrade Araújo Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • André Mundstock Xavier de Carvalho Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n6p4039

Palavras-chave:

Carica papaya L., Revestimento, Própolis, Armazenamento.

Resumo

A alta perecibilidade do mamão (Carica papaya L.) reduz sua vida útil limitando sua comercialização. Os revestimentos são uma das alternativas para auxiliar na conservação de alimentos. Objetivou-se avaliar os efeitos do revestimento com extrato de própolis nas características físico-químicas do mamão, armazenado sob temperatura ambiente. Mamões Solo cv. ‘Golden’ foram selecionados e divididos aleatoriamente em cinco tratamentos pós-colheita, sendo três formas de revestimento por imersão (“álcool 70%”, “extrato hidroalcoólico de própolis a 2,5%”, “extrato hidroalcoólico de própolis a 5%”) e dois controles (um sem revestimento e outro em que os frutos não foram revestidos e mantidos sob refrigeração). As variáveis perda de massa, firmeza da polpa, sólidos solúveis (SS), acidez titulável (AT), relação entre sólidos solúveis e acidez titulável (SS/AT) e potencial hidrogeniônico (pH), foram avaliadas em intervalos de 4 dias por 12 dias de armazenamento. Realizou-se análise sensorial no quarto dia de armazenamento dos mamões, avaliados por provadores não treinados através do teste de aceitação. Os tratamentos pós-colheita “refrigerado”, “própolis 2,5%” e “própolis 5%” propiciaram menor perda de massa. A firmeza da polpa para o tratamento pós-colheita “própolis 5%” apresentou-se superior aos tratamentos pós-colheita “controle”, “álcool” e “própolis 2,5%”. O teor de SST foi maior para o tratamento pós-colheita “própolis 5%”, que diferiu somente do tratamento pós-colheita “álcool”. A AT e a relação SS/AT não variaram com os tratamentos pós-colheita, variando somente com o tempo de armazenamento. O pH dos mamões refrigerados apresentaram diferenças significativas em relação aos demais tratamentos pós-colheita. Os frutos do tratamento “refrigerado” apresentaram injúria pelo frio. Mamões revestidos com extrato de própolis apresentaram aceitação sensorial semelhantes aos demais tratamentos pós-colheita no quarto dia de armazenamento. O revestimento de extrato de própolis pode ser uma alternativa promissora no controle da perda de massa e manutenção da firmeza da polpa em mamão Solo cv. ‘Golden’.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Regina Passos, Universidade Federal de Viçosa

Mestre, Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Produção Vegetal, Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba, UFV/CRP, Rio Paranaíba, MG, Brasil.

Fabrícia Queiroz Mendes, Universidade Federal de Viçosa

Prof. Dr., Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Produção Vegetal, UFV/CRP, Campus de Rio Paranaíba, Rio Paranaíba, MG, Brasil.

Marina de Carvalho Eufrásio Pinto, Universidade Federal de Viçosa

Mestre, Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Produção Vegetal, Universidade Federal de Viçosa Campus de Rio Paranaíba, UFV/CRP, Rio Paranaíba, MG, Brasil.

Emiliane Andrade Araújo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Profª Drª, Curso de Engenharia de Alimentos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM, Uberaba, MG, Brasil.

André Mundstock Xavier de Carvalho, Universidade Federal de Viçosa

Prof. Dr., Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Produção Vegetal, UFV/CRP, Campus de Rio Paranaíba, Rio Paranaíba, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-12-14

Como Citar

Passos, F. R., Mendes, F. Q., Pinto, M. de C. E., Araújo, E. A., & Carvalho, A. M. X. de. (2016). Extrato de própolis na conservação pós-colheita de mamão Solo cv. ‘Golden’. Semina: Ciências Agrárias, 37(6), 4039–4050. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n6p4039

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.