Anestesia local para ovariectomia em gatas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2001v22n2p175Palavras-chave:
Anestesia local, Castração, Ovariectomia, Gata.Resumo
Com o objetivo de se propor uma técnica eficiente, barata e segura para se anestesiar gatas, foram realizadas ovariectomias em 15 animais. As gatas foram tranqüilizadas com acepromazina 0,2% na dose de 5mg/kg. As cirurgias foram realizadas através de laparotomia bilateral pelo flanco com anestesia local infiltrativa, utilizando-se lidocaína a 2% na dose máxima de 7mg/kg. Para localização dos ovários tomou-se como referência anatômica os rins, os quais foram identificados por palpação externa. Após abertura da cavidade abdominal, os ovários foram exteriorizados, pinçados e ligados por transfixação, procedendo-se à sua extirpação. A parede abdominal foi fechada em massa com pontos separados simples e a pele foi suturada da mesma maneira. Uma semana após a cirurgia foi feita a retirada dos pontos cutâneos. A anestesia mostrou-se eficiente para a cirurgia em questão e esta revelou-se de fácil execução. Por ocasião da retirada dos pontos, as gatas foram examinadas clinicamente e não mostraram reações patológicas dignas de nota. Concluiu-se que a técnica anestésica pode ser utilizada para ovariectomia pelo flanco em gatas com sucesso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2004 Ana Maria Quessada, Cleide Selma Alves Santana, Helbert Lopes da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













