Desempenho e características de carcaça de bovinos Nelore confinados recebendo dietas de alto teor de concentrado com diferentes níveis de tanino
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n3p1179Palavras-chave:
Aditivos, Desempenho, Dietas alto grão, Ganho de peso.Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o consumo de nutrientes, o desempenho e as características de carcaça de bovinos em confinamento submetidos a dietas com alto teor de concentrado, adicionados de diferentes níveis de um produto comercial de tanino. Foram utilizados 27 bovinos da raça Nelore, machos não castrados com idade de 18 a 20 meses e peso médio de 317,7 kg ± 29,8 kg no inicio do experimento. Os tratamentos consistiram de formulações semelhantes, variando apenas na inclusão de tanino, sendo o tratamento controle sem adição de tanino, o tratamento 2 (0,2 TAN) com 0,2% e o tratamento 3 (0,4 TAN) com 0,4% da matéria seca. O bagaço de cana-de-açúcar cru foi utilizado como fonte exclusiva de volumoso e representava 13% da matéria seca da dieta, sendo os 87% restantes composto por concentrado (milho, caroço de algodão, farelo de soja, uréia e núcleo mineral). O delineamento adotado foi o inteiramente casualizado. Os tratamentos não apresentaram diferenças estatísticas (P > 0,05) no consumo de nutrientes, conversão alimentar, ganhos de peso e características de carcaça. Portanto o uso de até 0,4% de tanino concentrado na dieta não é recomendado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Antonio Sartor Neto, Edson Luis de Azambuja Ribeiro, Ivone Yurika Mizubuti, Elzânia Sales Ferreira, Gianne Evans Cunha, Leandro das Dores Ferreira da Silva, Marco Aurélio Alves de Freitas Barbosa, Valter Harry Bumbieris Junior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













