Características morfogênicas, estruturais e produtivas de acessos de capim-buffel
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n1p391Palavras-chave:
Cenchrus ciliares, Fibra em detergente neutro, Relação folha/colmo, Massa seca de lâmina foliar, Taxa de alongamento de colmo.Resumo
Embora o capim-buffel seja tão importante para os sistemas produtivos no semiárido brasileiro, estudos com essa forrageira são ainda escassos e pouco difundidos, dessa forma conduziu-se este experimento com o objetivo de avaliar as características morfogênicas, estruturais e produtivas de seis acessos de capim-buffel (Cenchrus ciliaris L.) pertencentes ao banco ativo de germoplasma (BAG) da Embrapa semiárido. O experimento foi realizado no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no período de novembro de 2008 a janeiro de 2009. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado com seis acessos de capim-buffel (Tanzânia, Pusa Giant, Áridus, Buchuma, Irã e Biloela) e cinco repetições, totalizando 30 unidades experimentais. Com relação aos resultados, os acessos diferiram estatisticamente na maior parte das variáveis analisadas, principalmente nas variáveis morfogênicas e estruturais. Observou-se que o capim-buffel apresenta uma taxa de aparecimento média de uma folha a cada quatro dias em cada perfilho, com um tempo de vida da folha de 17 dias, mantendo dez folhas vivas por perfilho. Apesar de serem constatadas diferenças morfogênicas e estruturais entre os acessos de capim-buffel as mesmas não influenciaram nos parâmetros produtivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.