Desenvolvimento, produção e qualidade dos frutos de pessegueiros enxertados sobre diferentes porta-enxertos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3553Palavras-chave:
Prunus persica (L.) Batsch, Comportamento vegeto-produtivo, Sólidos solúveis, Incompatibilidade, Pêssego.Resumo
O trabalho objetivou avaliar o vigor, a época de floração, a produção e a qualidade de pêssegos das cultivares Maciel e Chimarrita sobre os porta-enxertos Aldrighi, Capdeboscq, Flordaguard, Nemaguard, Okinawa e Umezeiro. O experimento foi conduzido a campo na Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves/RS. As variáveis vegetativas e produtivas foram analisadas a campo e as análises físico-químicas dos frutos foram realizadas na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Universidade Federal de Pelotas - Pelotas/RS), nas safras de 2008 e 2009. De acordo com os resultados obtidos, concluiu-se que 'Maciel' e 'Chimarrita', quando enxertadas sobre 'Umezeiro', apresentam menor vigor e sintomas de incompatibilidade. A floração dos pessegueiros 'Maciel'e 'Chimarrita' é influenciada pelos porta-enxertos, podendo o início e a plena floração retardar ou antecipar em até onze dias. A produção e a produtividade acumuladas estimadas por hectare de 'Maciel' são maiores quando enxertadas sobre 'Flordaguard' e menores sobre 'Umezeiro'.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Andressa Comiotto, José Carlos Fachinello, Alexandre Hoffmann, Simone Padilha Galarça, Nicácia Portella Machado, Marcos Ernani Prezotto, Luciane Both Hass

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













