Avaliação clínica e radiográfica do joelho de cães submetidos à cirurgia para correção da ruptura do ligamento cruzado cranial: estudo retrospectivo de três anos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n1p271Palavras-chave:
Ortopedia, Cirurgia, Ruptura de ligamento cruzado cranial, Cães.Resumo
O presente trabalho objetivou avaliar clínica e radiograficamente o joelho de cães com até dois anos e meio de pós-operatório da correção da ruptura de ligamento cruzado cranial. Realizou-se um estudo retrospectivo de três anos dos prontuários dos animais atendidos no Hospital Veterinário da Universidade Estadual de Londrina, submetidos a esta cirurgia no período compreendido entre fevereiro de 2008 a fevereiro de 2011. Totalizando 28 casos e 33 joelhos, nos quais foram realizadas diferentes técnicas cirúrgicas para a estabilização articular. A prevalência foi de fêmeas, média de idade superior a sete anos e cães com peso acima de 25 kg. Oitenta e dois por cento dos animais apresentaram melhora clínica satisfatória, independente da técnica cirúrgica utilizada. Apesar da progressão da artrose e da persistência de discreto movimento de gaveta no pós-operatório, não houve diferença clínica evidente com relação ao grau de claudicação. Animais mais leves apresentaram prognóstico melhor. Não ocorreu diferença significativa entre as técnicas cirúrgicas com relação aos parâmetros avaliados neste período pós-operatório.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.