Capacidade de combinação entre genitores de trigo em duas gerações
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3129Palavras-chave:
Triticum aestivum L., Análise dialélica, Capacidade geral de combinação, Capacidade específica de combinação.Resumo
O trabalho teve como objetivo estimar a capacidade geral e específica de combinação de dez genótipos de trigo em duas gerações (F1 e F2) a fim de indicar genitores e combinações híbridas promissoras. Dez genótipos de trigo foram hibridados em forma de dialélo completo, sem os recíprocos, totalizando 45 combinações híbridas. Os híbridos F1, populações F2 e os genitores foram avaliados em delineamento de blocos casualizados com três repetições, em planta espaçada. O efeito da capacidade geral de combinação (CGC) foi superior à capacidade específica de combinação (CEC) em ambas às gerações para todos os caracteres avaliados. O melhor desempenho da CGC para rendimento de grãos por planta (RGP), número de grãos por espiga (NGE), número espigas por planta (NEP) e estatura de planta (EP) foi observado para os genitores Fundacep 50, Pampeano, BRS Figueira e UTF 0605, respectivamente. Combinações híbridas promissoras (elevada magnitude da CEC em ambas as gerações, média elevada para o caráter e pelo menos um dos genitores apresentando CGC desejável) foram selecionadas. A CGC foi positivamente associada com o desempenho dos caracteres PGP (F1=0,75 e F2=0,81), NGE (F1=0,61 e F2=0,60) e EP (F1=0,99 e F2=0,98) em ambas as gerações avaliadas, indicando ser um critério confiável para escolha de genitores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.