Variação da temperatura, oxigênio e CO2 durante o armazenamento em atmosfera controlada de maçãs ‘Royal Gala’
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6p2247Palavras-chave:
Qualidade, Etileno, Pós-colheita, Malus domestica Borkh.Resumo
O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da variação da temperatura, dos níveis de O2 e CO2 durante o armazenamento, sobre a qualidade de maçãs ‘Royal Gala’ armazenadas em atmosfera controlada por um longo período. Os tratamentos constaram do armazenamento em temperaturas de 0,0 ºC, 0,5 ºC, 1,0 ºC e diminuição da temperatura de 0,5 ºC para 0,0 ºC durante o armazenamento, em AC com 1,0 kPa O2 e 2,0 kPa CO2, além do armazenamento em baixo O2 (0,8 kPa), diminuição da concentração de O2 (de 1,0 kPa para 0,8 kPa) e aumento do CO2 (de 2,0 kPa para 8,0 kPa) durante o armazenamento, na temperatura de 0,5 ºC. Os frutos permaneceram durante oito meses nessas condições, mais sete dias a 20 ºC, antes das análises de qualidade. O armazenamento na temperatura de 1,0 ºC, na condição de AC considerada padrão (1,0 kPa de O2 e 2,0 kPa de CO2), diminuiu a produção de etileno, respiração, atividade da enzima ACC oxidase e a ocorrência de degenerescência e polpa farinácea nas maçãs. O aumento da concentração de CO2 no final do período de armazenamento não foi mais eficiente que a AC normal (1,0 kPa de O2 e 2,0 kPa de CO2) na manutenção da qualidade dos frutos durante a vida de prateleira, entretanto não causou dano aos frutos. A diminuição do O2 e/ou temperatura durante o armazenamento diminuiu a ocorrência de podridão nos frutos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.