Avaliação da fita reagente para urinálise e cistoscopia na hematúria enzoótica bovina

Authors

  • Mariana Pavelski Universidade Federal do Paraná
  • Rudiger Daniel Ollhoff Universidade Pontifícia Católica do Paraná
  • Ivan Roque Barros Filho Universidade Federal do Paraná
  • Ivan Deconto Universidade Federal do Paraná
  • Alexander Welker Biondo Universidade Federal do Paraná
  • Peterson Triches Dornbusch Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n3p1369

Keywords:

Rebanhos bovinos, Hematuria, Fita reagente para urinálise.

Abstract

Hematúria enzoótica bovina é causada principalmente pela ingestão crônica de samambaia e ainda é considerada uma importante causa de perdas econômicas em rebanhos de corte, especialmente em grandes áreas metropolitanas do Brasil que não são adequados para a agricultura (solo fraco, morros íngremes). O objetivo deste trabalho foi avaliar se há uma correlação entre o grau de hematúria e presença de lesões na bexiga urinária de vacas com hematúria enzoótica bovina (HEB). Avaliou-se a bexiga de vinte vacas Nelore com intoxicação por samambaia usando um endoscópio flexível para descrever as lesões presentes e foi realizado um teste de urina rápido por meio do uso de fitas químicas reagentes (Combur Roche ® - Suiça) para verificar o grau de hematúria; então foram correlacionados ambos os resultados com o uso do teste estatístico de Spearman. Todas as vacas apresentavam lesões na parede da bexiga e a urina estava visualmente avermelhada, também o teste com as tiras foi positivo para hematúria. As fitas reagentes apresentaram uma correlação positiva com o número de lesões da bexiga. Nos bexigas dos animais que foi realizado eutanásia, vários nódulos avermelhados difusos pela submucosa e múltiplos pontos de equimose foram vistos macroscopicamente, e em uma bexiga havia um tumor maior com um diâmetro de 3 centímetros, o qual foi determinado como hemangioma por meio da análise histopatológica . Concluiu-se que as fitas reagentes para urinálise são uma ferramenta valiosa para avaliar a gravidade das lesões da bexiga urinária nos casos de hematúria enzoótica bovina. Além disso, a cistoscopia é uma importante ferramenta diagnóstica para avaliar lesões vesicais em bovinos. Mais estudos são necessários para avaliar o envolvimento de papilomavírus e ocorrência de tumor de bexiga nestas vacas.

Author Biographies

Mariana Pavelski, Universidade Federal do Paraná

Discente de Doutorado do Programa de Pós Graduação em Ciências Veterinárias, Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, Brasil. PR.

Rudiger Daniel Ollhoff, Universidade Pontifícia Católica do Paraná

Prof. Adjunto da UFPR, Curitiba, PR, Brasil.

Ivan Roque Barros Filho, Universidade Federal do Paraná

Prof. Adjunto da UFPR, Curitiba, PR, Brasil.

Ivan Deconto, Universidade Federal do Paraná

Prof. Adjunto da UFPR, Curitiba, PR, Brasil.

Alexander Welker Biondo, Universidade Federal do Paraná

Prof. Adjunto da UFPR, Curitiba, PR, Brasil.

Peterson Triches Dornbusch, Universidade Federal do Paraná

Prof. Adjunto da UFPR, Curitiba, PR, Brasil.

Downloads

Published

2014-06-25

How to Cite

Pavelski, M., Ollhoff, R. D., Barros Filho, I. R., Deconto, I., Biondo, A. W., & Dornbusch, P. T. (2014). Avaliação da fita reagente para urinálise e cistoscopia na hematúria enzoótica bovina. Semina: Ciências Agrárias, 35(3), 1369–1376. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n3p1369

Issue

Section

Communication

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>