Análise comparativa da radiografia torácica e do lavado broncoalveolar em cães e gatos com doença bronquial crônica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n3p1403Palavras-chave:
Doenças respiratórias, Abordagem diagnóstica, Lavado broncoalveolar.Resumo
Existe uma alta incidência de casos de bronquite e asma em medicina veterinária. Radiografia torácica e lavado broncoalveolar (LBA) são geralmente realizados para o diagnóstico definitivo em cães e gatos com suspeita de bronquite e asma. Acredita-se que uma combinação de ferramentas diagnósticas é a melhor escolha para se obter um diagnóstico. O objetivo deste estudo foi avaliar a eficácia de radiografias torácicas e do LBA no diagnóstico da doença brônquica crônica (DBC) em cães e gatos e tentar determinar se há algum qualquer achado radiográfico específico que possa influenciar a indicação de lavado broncoalveolar. Foi realizado um estudo prospectivo, observacional, incluindo quarenta cães e gatos com sinais clínicos de trato respiratório inferior e aumento de opacidade radiográfica torácica, os quais foram avaliados com LBA seguido de citologia e cultura bacteriana. Os resultados radiográficos em comparação com a cultura bacteriana do LBA mostraram uma sensibilidade de 38%, especificidade de 95% e acurácia de 65% na detecção de pacientes com pneumonia associada à doença brônquica crônica. As radiografias torácicas foram eficazes em diagnosticar 65% dos pacientes, radiografia mais LBA seguido de citologia diagnosticaram 75% dos pacientes e a combinação de radiografias, LBA seguido de citologia e cultura bacteriana diagnosticaram 95% dos pacientes com doença brônquica crónica. Em conclusão, a combinação de exame radiográfico torácico e LBA seguido de análise citológica e microbiológica aumenta o sucesso diagnóstico na DBC.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.