Avaliação da fita reagente para urinálise e cistoscopia na hematúria enzoótica bovina
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n3p1369Keywords:
Rebanhos bovinos, Hematuria, Fita reagente para urinálise.Abstract
Hematúria enzoótica bovina é causada principalmente pela ingestão crônica de samambaia e ainda é considerada uma importante causa de perdas econômicas em rebanhos de corte, especialmente em grandes áreas metropolitanas do Brasil que não são adequados para a agricultura (solo fraco, morros íngremes). O objetivo deste trabalho foi avaliar se há uma correlação entre o grau de hematúria e presença de lesões na bexiga urinária de vacas com hematúria enzoótica bovina (HEB). Avaliou-se a bexiga de vinte vacas Nelore com intoxicação por samambaia usando um endoscópio flexível para descrever as lesões presentes e foi realizado um teste de urina rápido por meio do uso de fitas químicas reagentes (Combur Roche ® - Suiça) para verificar o grau de hematúria; então foram correlacionados ambos os resultados com o uso do teste estatístico de Spearman. Todas as vacas apresentavam lesões na parede da bexiga e a urina estava visualmente avermelhada, também o teste com as tiras foi positivo para hematúria. As fitas reagentes apresentaram uma correlação positiva com o número de lesões da bexiga. Nos bexigas dos animais que foi realizado eutanásia, vários nódulos avermelhados difusos pela submucosa e múltiplos pontos de equimose foram vistos macroscopicamente, e em uma bexiga havia um tumor maior com um diâmetro de 3 centímetros, o qual foi determinado como hemangioma por meio da análise histopatológica . Concluiu-se que as fitas reagentes para urinálise são uma ferramenta valiosa para avaliar a gravidade das lesões da bexiga urinária nos casos de hematúria enzoótica bovina. Além disso, a cistoscopia é uma importante ferramenta diagnóstica para avaliar lesões vesicais em bovinos. Mais estudos são necessários para avaliar o envolvimento de papilomavírus e ocorrência de tumor de bexiga nestas vacas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adopts the CC-BY-NC license for its publications, the copyright being held by the author, in cases of republication we recommend that authors indicate first publication in this journal.
This license allows you to copy and redistribute the material in any medium or format, remix, transform and develop the material, as long as it is not for commercial purposes. And due credit must be given to the creator.
The opinions expressed by the authors of the articles are their sole responsibility.
The magazine reserves the right to make normative, orthographic and grammatical changes to the originals in order to maintain the cultured standard of the language and the credibility of the vehicle. However, it will respect the writing style of the authors. Changes, corrections or suggestions of a conceptual nature will be sent to the authors when necessary.