Adsorção de boro em alguns solos do Estado do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n2p603Keywords:
Isoterma de Langmuir, Capacidade de adsorção máxima, Calagem, Adubação boratada.Abstract
A adsorção de B pelo solo afeta o seu comportamento no meio ambiente e sua disponibilidade para às plantas. Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito da calagem na adsorção de B em solos do Estado do Paraná, e correlacionar estes valores com os atributos químicos e físicos do solo. Foram utilizadas amostras da camada superficial, de 0– 0.2 m, de nove solos, escolhidas por apresentarem variação no material de origem, as quais contemplaram as Ordens Latossolo, Nitossolo, Argissolo e Neossolo. Para determinar a quantidade de B adsorvido amostras com e sem calagem, após incubadas durante 40 dias, foram mantidas em contato, mediante agitação por 24 h, com solução de CaCl2 0,01 mol L–1 contendo diferentes concentrações de B (0, 1, 2, 4, 8 e 16 mg L–1 de B). O ajuste dos resultados experimentais foi realizado pela forma não-linear da isoterma de Langmuir. A adsorção máxima de B variou de 2,28 a 42,89 mg kg–1 (sem calagem) e de 22,73 a 109,89 mg kg–1 (com calagem), sendo que, os Nitossolos foram os solos que apresentaram maior capacidade de adsorção de B. A calagem aumentou a quantidade de B adsorvido nos solos, exceto no Latossolo Vermelho-Amarelo e no Argissolo Vermelho-Amarelo. A energia de ligação de B no solo diminuiu com a calagem, na maioria dos solos, indicando que em valores de pH mais elevados a B é adsorvida mais fracamente. O pH do solo, a matéria orgânica e os teores de óxidos de silício (SiO2) e de alumínio (Al2O3) foram as propriedades do solo que se correlacionaram diretamente com a adsorção de B.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Semina: Ciências Agrárias adopts the CC-BY-NC license for its publications, the copyright being held by the author, in cases of republication we recommend that authors indicate first publication in this journal.
This license allows you to copy and redistribute the material in any medium or format, remix, transform and develop the material, as long as it is not for commercial purposes. And due credit must be given to the creator.
The opinions expressed by the authors of the articles are their sole responsibility.
The magazine reserves the right to make normative, orthographic and grammatical changes to the originals in order to maintain the cultured standard of the language and the credibility of the vehicle. However, it will respect the writing style of the authors. Changes, corrections or suggestions of a conceptual nature will be sent to the authors when necessary.