Frações de fósforo e correlação com atributos edáficos em uma cronossequência de agricultura sob plantio direto

Autores

  • Jean Sérgio Rosset Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Roni Fernandes Guareschi Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Luiz Alberto Rodrigues da Silva Pinto Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Marcos Gervasio Pereira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Maria do Carmo Lana Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n6p3915

Palavras-chave:

Latossolo Vermelho, Fósforo orgânico, Adsorção de fósforo, Matéria orgânica do solo.

Resumo

Em solos sob sistema de plantio direto (SPD) tem sido observado alterações na quantidade e qualidade da matéria orgânica do solo (MOS) ao longo do tempo, o que pode interferir na dinâmica do P nas camadas superficiais do solo. Dessa forma, os objetivos deste estudo foram: avaliar as frações inorgânicas e orgânicas de P e o grau de labilidade destas (lábil, moderamente lábil e moderadamente resistente) de um Latossolo Vermelho eutroférrico sob sistema de plantio direto (SPD) com 6 anos (SPD6), 14 anos (SPD14) e 22 anos (SPD22) na sucessão soja, milho/trigo; 16 anos de SPD, sendo nos últimos quatro anos com integração milho segunda safra e Urochloa (SPD16+B) e uma área de mata nativa; e analisar correlações entre os resultados das frações de P dessas áreas com outros atributos, tais como, carbono total, resíduos vegetais depositados sobre o solo, fósforo remanescente e frações húmicas da MOS. Em cada uma das áreas foram coletadas amostras nas camadas de 0,00-0,05 m e 0,05-0,10 m. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado, com 5 repetições. O manejo da adubação fosfatada e da MOS em função do tempo de adoção do SPD (6 para 22 anos) aumentou os teores de todas as frações de P inorgânico (0,0-0,10 m), bem como, as frações de fósforo orgânico lábil (0,05-0,10 m), moderadamente lábil (0,0-0,10 m) e moderadamente resistente (0,05-0,10 m). Através da matriz de correlação podem-se verificar interações entre os atributos do solo avaliados, principalmente entre as frações de fósforo inorgânico e os ácidos fúlvicos e húmicos, e entre o fósforo orgânico moderadamente resistente e a fração humina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Sérgio Rosset, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Prof. Adjunto IV, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Mundo Novo, MS, Brasil.

Roni Fernandes Guareschi, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Pós-Doutorando em Fitotecnia, Departamento de Ciclagem de Nutrientes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Seropédica, RJ, Brasil.

Luiz Alberto Rodrigues da Silva Pinto, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Discente do Curso de Agronomia, UFRRJ, Seropédica, RJ, Brasil.

Marcos Gervasio Pereira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Prof. Adjunto, Departamento de Solos, UFRRJ, Bolsista CNPq e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, Seropédica, RJ, Brasil.

Maria do Carmo Lana, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Profª Associada, Centro de Ciências Agrárias, CCA, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Bolsista CNPq, Marechal Cândido Rondon, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-12-14

Como Citar

Rosset, J. S., Guareschi, R. F., Pinto, L. A. R. da S., Pereira, M. G., & Lana, M. do C. (2016). Frações de fósforo e correlação com atributos edáficos em uma cronossequência de agricultura sob plantio direto. Semina: Ciências Agrárias, 37(6), 3915–3926. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n6p3915

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.