Indução de enraizamento em diferentes acessos de Lavandula angustifolia por meio de aplicação de auxina

Authors

  • Claudine Maria de Bona Instituto Agronômico do Paraná
  • Magda Aparecida Maia Masetto Universidade Federal do Paraná
  • Cícero Deschamps Universidade Federal do Paraná
  • Luiz Antonio Biasi Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n1p175

Keywords:

Lavanda, Estaquia, Ácido indol butírico (AIB), Genótipos, Procedências.

Abstract

A Lavandula angustifolia Miller (alfazema), considerada de difícil enraizamento, apresenta muitas variedades e formas horticulturais, e genótipos de diferentes procedências podem apresentar variação na sua capacidade de enraizamento. O objetivo deste experimento foi testar diferentes concentrações de ácido indol butírico (AIB) no enraizamento de oito genótipos (G1 a G8) de L. angustifolia de diferentes procedências. Estacas foram tratadas com diferentes doses (0 a 2000 mg L-1) de AIB.  Porcentagem de enraizamento (RN), número de raízes (RN) e comprimento da maior raiz (RL) foram avaliados. Os diferentes acessos apresentaram diferentes respostas à aplicação de AIB, que não influenciou no enraizamento de G1, G2 e G7; foi benéfica para G3 até 700 mg L-1; benéfica para G4 e G6; e prejudicial para G5 e G8; a mesma dose de AIB que promoveu melhor enraizamento em G3 (700 mg L-1) foi tóxica para G5; 1500 mg L-1 de AIB promoveu melhor enraizamento, maior número e comprimento de raízes em G6 mas foi completamente e significativamente prejudicial para G8. G1 e G3 apresentaram altas taxas de enraizamento, apesar da L. angustifolia ser considerada espécie de difícil enraizamento. G4, G5 e G6, todavia, apresentaram enraizamento deficiente quando comparados aos outros genótipos. A necessidade de aplicação de auxina e a dose adequada não podem ser generalizadas para diferentes acessos de L. angustifolia. O uso de auxinas deve ser incentivado quando o genótipo é de difícil enraizamento e a dose deve ser ajustada para o genótipo de interesse.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Claudine Maria de Bona, Instituto Agronômico do Paraná

Eng° Agr°, PhD, Pesquisadora do Instituto Agronômico do Paraná, IAPAR. Curitiba, PR.

Magda Aparecida Maia Masetto, Universidade Federal do Paraná

Química Ind., Mestre em Agronomia, Deptº de Fitotecnia e Fitossanitarismo, Universidade Federal do Paraná, UFPR. Curitiba, PR.

Cícero Deschamps, Universidade Federal do Paraná

Eng° Agr°, Prof. Dr. do Deptº de Fitotecnia e Fitossanitarismo, UFPR. Curitiba, PR.

Luiz Antonio Biasi, Universidade Federal do Paraná

Eng° Agr°, Prof. Dr. do Deptº de Fitotecnia e Fitossanitarismo, UFPR. Curitiba, PR.

Published

2012-04-05

How to Cite

Bona, C. M. de, Masetto, M. A. M., Deschamps, C., & Biasi, L. A. (2012). Indução de enraizamento em diferentes acessos de Lavandula angustifolia por meio de aplicação de auxina. Semina: Ciências Agrárias, 33(1), 175–182. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n1p175

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)

<< < 1 2