Características físicas e químicas dos cachos de cultivares de Vitis rotundifolia

Autores

  • Sergio Denega Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Luiz Antonio Biasi Universidade Federal do Paraná
  • Flávio Zanette Universidade Federal do Paraná
  • Márcio Furlan Maggi Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Sidnei Osmar Jadoski Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Sirlei Janine Blaskevicz Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n3p633

Palavras-chave:

Brix, pH, Acidez, Videira, Pós-colheita

Resumo

Este trabalho teve como objetivo avaliar as características físicas e químicas dos cachos de oito cultivares de Vitis rotundifolia. As cultivares estudadas foram as seguintes: Topsail, Magnolia, Noble, Roanoke, Magoon, Regale, Bontiful e Dixie. Os cachos utilizados para as análises foram colhidos da coleção de cultivares de Vitis rotundifolia existente na Estação Experimental do Canguiri, da Universidade Federal do Paraná, em Pinhais-PR. Foram avaliadas duas safras, 2004 e 2005, pelas seguintes variáveis: massa total do cacho, de bagas por cacho e do engaço; número de bagas por cacho; massa média das bagas; e diâmetro de baga. O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso, com 50 repetições, sendo cada parcela constituída de um cacho. Também foram avaliadas as características químicas do suco: pH, acidez e teor de sólidos solúveis. O delineamento foi inteiramente ao acaso, com 10 repetições, sendo cada parcela constituída pelo suco de cinco cachos. Quanto ao teor de sólidos solúveis totais, a cultivar Nobel destacou-se em ambas as safras (2204 e 2005), com 12,7° e 13,7° Brix respectivamente. A cultivar Dixie apresentou o maior valor de pH (3,04), em 2004 e a cultivar Magnólia em 2005 foi superior às outras e ao mesmo tempo apresentou a menor acidez nos dois anos. As cultivares Magnólia e Roanoke se destacaram em 2004 e 2005, respectivamente, quanto a massa total do cacho, de bagas e do engaço. Para o número de bagas, em 2004, as cultivares Roanoke e Magnólia apresentaram valores superiores. Já em 2005, as cultivares Roanoke, Regale e Noble foram superiores. A massa média das bagas, em 2004 foi superior nas cultivares Magnólia e Topsail, sendo que esta última cultivar também se destacou em 2005. A cultivar com menor diâmetro das bagas foi a Noble. Conclui-se que as cultivares de Vitis rotundifolia por apresentarem baixo teor de sólidos solúveis, elevada acidez e baixo pH, não são recomendadas para consumo in natura, mas apresentam potencial para o processamento de sucos e geléias. Essas cultivares também apresentam cachos pequenos e com poucas bagas, bastante inferiores aos cachos de outras videiras americanas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sergio Denega, Universidade Estadual do Centro Oeste

Eng. Agr., Dr. Departamento de Agronomia, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO. Rua Simeão Camargo Varela de Sá, n° 03. Bairro Cascavel, CEP 85.065-090. Guarapuava/PR.

Luiz Antonio Biasi, Universidade Federal do Paraná

Eng. Agr., Dr. Professor. Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo. Universidade Federal do Paraná.- UFPR. Caixa Postal 19061. CEP 81.531-990. Curitiba – PR. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Flávio Zanette, Universidade Federal do Paraná

Eng. Agr., Dr. Professor. Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo. Universidade Federal do Paraná.- UFPR. Caixa Postal 19061. CEP 81.531-990. Curitiba – PR. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Márcio Furlan Maggi, Universidade Estadual do Centro Oeste

Engenheiro Agrícola, Dr. Prof., Departamento de Agronomia, Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO. Guarapuava/PR.

Sidnei Osmar Jadoski, Universidade Estadual do Centro Oeste

Eng. Agr., Dr. Professor. Departamento de Agronomia, Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO. Guarapuava/PR.

Sirlei Janine Blaskevicz, Universidade Federal do Paraná

Aluna do Curso de Agronomia da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq

Downloads

Publicado

2010-09-01

Como Citar

Denega, S., Biasi, L. A., Zanette, F., Maggi, M. F., Jadoski, S. O., & Blaskevicz, S. J. (2010). Características físicas e químicas dos cachos de cultivares de Vitis rotundifolia. Semina: Ciências Agrárias, 31(3), 633–638. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2010v31n3p633

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>