Desempenho do teste ELISA no diagnóstico da cisticercose em bovinos com diferentes antígenos e níveis de infecção

Authors

  • Letícia Ferreira Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Paulo Sérgio Arruda Pinto Universidade Federal de Viçosa
  • Camilla Taveira Ducas Duarte Universidade Federal de Viçosa
  • Tatiane de Oliveira Santos Universidade Federal de Viçosa
  • Emílio Campos Acevedo Nieto Universidade Federal de Viçosa
  • Rafaella Paola Meneguete dos Guimarães Peixoto Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n3Supl1p2013

Keywords:

Cisticercose bovina, ELISA, Taenia crassiceps, Taxas de desempenho.

Abstract

Ensaios foram conduzidos para avaliar a eficiência de antígenos de larva de Taenia crassiceps (Tcra) no teste ELISA para o diagnóstico da cisticercose bovina. Três antígenos foram avaliados: total (T), total sonicado (Ts) e de membrana (M). As amostras analisadas foram soros-controle positivos e negativos para a cisticercose, além de soros de bovinos com outras  patologias. As taxas de sensibilidade para o teste ELISA foram respectivamente, com 2 e 3 desvios-padrão, 85,0 e 81,25% para o antígeno T, 82,5 e 78,75% para o antígeno Ts e 80,0 e 80,0% para o antígeno M; as taxas de especificidade, com 2 e 3 desvios-padrão, foram respectivamente: 47,5 e 58,75% para o antígeno T, 65,0 e 73,75% para o antígeno Ts e 58,75 e 62,5% para o antígeno M. Estes resultados demonstram que o ELISA, apesar de apresentar melhor desempenho em detectar animais experimentalmente infectados, apresentou taxa de sensibilidade superior ao exame anatomopatológico realizado durante a rotina de inspeção relatada por outros estudos. No entanto, o exame post mortem é superior quanto a especificidade, uma vez que é considerado altamente específico. Assim, a combinação de ambas as técnicas diagnósticas deve ser valorizada na detecção da cisticercose bovina, demonstrando a aplicabilidade prática do ELISA.

 

Author Biographies

Letícia Ferreira Silva, Universidade Federal de Viçosa

Médica Veterinária, Discentea do Curso de Doutorado em Medicina Veterinária, Universidade Federal de Viçosa, UFV, Viçosa, MG, Brasil.

Paulo Sérgio Arruda Pinto, Universidade Federal de Viçosa

Médico Veterinário, Prof. Dr., Deptº de Veterinária, UFV, Viçosa, MG, Brasil.

Camilla Taveira Ducas Duarte, Universidade Federal de Viçosa

Médica Veterinária, Discentea do Curso de Doutorado em Medicina Veterinária, Universidade Federal de Viçosa, UFV, Viçosa, MG, Brasil.

Tatiane de Oliveira Santos, Universidade Federal de Viçosa

Médica Veterinária, Drª, UFV, Viçosa, MG, Brasil.

Emílio Campos Acevedo Nieto, Universidade Federal de Viçosa

Médico Veterinário, Discentea do Curso de Doutorado em Medicina Veterinária, Universidade Federal de Viçosa, UFV, Viçosa, MG, Brasil.

Rafaella Paola Meneguete dos Guimarães Peixoto, Universidade Federal de Viçosa

Médica Veterinária, Discentea do Curso de Doutorado em Medicina Veterinária, Universidade Federal de Viçosa, UFV, Viçosa, MG, Brasil.

Published

2015-07-02

How to Cite

Silva, L. F., Pinto, P. S. A., Duarte, C. T. D., Santos, T. de O., Nieto, E. C. A., & Peixoto, R. P. M. dos G. (2015). Desempenho do teste ELISA no diagnóstico da cisticercose em bovinos com diferentes antígenos e níveis de infecção. Semina: Ciências Agrárias, 36(3Supl1), 2013–2022. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n3Supl1p2013

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.