Qualidade do leite bovino no Semiárido do Rio Grande do Norte, Brasil

Authors

  • Marcone Macêdo Tôrres Angicano Universidade Federal Rural do Semiárido
  • Alexandre Paula Braga Universidade Federal Rural do Semiárido
  • Luiz Januário Magalhães Aroeira Universidade Federal Rural do Semiárido
  • Adriano Henrique do Nascimento Rangel Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Michelle Santos da Silva Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n4p2809

Keywords:

Associação de produtores, Composição do leite, Leite cru refrigerado.

Abstract

Objetivou-se com o presente trabalho, avaliar a composição e qualidade do leite cru refrigerado, proveniente de tanques, de acordo com o enquadramento dos produtores, o tipo de alimentação e os níveis de produção das propriedades que fornecem leite para a Associação dos Pequenos Agropecuaristas do Sertão de Angicos - APASA. Os dados coletados foram provenientes de 47 produtores, provenientes de diferentes cidades do estado do Rio Grande do Norte, vinculados a APASA. As coletas foram realizadas em 23 tanques ao longo do mês de junho de 2013, sendo duas coletas por semana, e cinco amostras por tanque, totalizando 920 observações. As propriedades foram caracterizadas de acordo com o tipo de tanque, particular ou comunitário; alimento fornecido durante as coletas, volumoso e volumoso + concentrado; o enquadramento do produtor, produtor familiar e não familiar; e por fim de acordo com a quantidade ou estrato de produção das propriedades. Foram realizadas as análises para os teores de gordura, proteína total, caseína, lactose, sólidos totais, extrato seco desengordurado (ESD), crioscopia, ureia, contagem de células somáticas (CCS) e resíduo de antibiótico. As análises estatísticas foram realizadas para cada grupo e as médias foram comparadas pelo Teste de Tukey, utilizando o nível de significância crítico de 5% de probabilidade através do procedimento PROC GLM do programa SAS®. A maioria dos componentes diferiu estatisticamente para cada classe analisada. A ureia e a CCS foram os componentes que mantiveram as maiores diferenças e variações, provavelmente devido a grande variedade no perfil dos produtores, e também, no caso da CCS, na qual os valores observados sofreram grande variação de amplitude. A maioria dos componentes do leite apresentaram diferença estatística entre tipo de estrato, tipo de produtor, tipo de alimentação e tipo de tanque, mas a sua magnitude pode ser considerada de baixa importância e, provavelmente, pouco influencie na fisiologia e produtividade do animal. Portanto, concluiu-se que, apesar das pequenas variações encontradas nos componentes do leite fornecido a APASA, eles são influenciados pelos diferentes tipos de manejo alimentar, volume de leite produzido, bem como pelo tipo de produtor

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcone Macêdo Tôrres Angicano, Universidade Federal Rural do Semiárido

Discente de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Produção Animal, Universidade Federal Rural do Semiárido, UFERSA/UFRN, Mossoró, RN, Brasil.

Alexandre Paula Braga, Universidade Federal Rural do Semiárido

Profs., Programa de Pós-graduação em Produção Animal, UFERSA/UFRN, Mossoró, RN, Brasil.

Luiz Januário Magalhães Aroeira, Universidade Federal Rural do Semiárido

Prof., Programa de Pós-graduação em Produção Animal, UFERSA/UFRN, Mossoró, RN, Brasil.

Adriano Henrique do Nascimento Rangel, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Prof., Programa de Pós-graduação em Produção Animal, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFERSA/UFRN, Natal, RN, Brasil.

Michelle Santos da Silva, Universidade Federal do Ceará

Discente de Doutorado, Programa de Doutorado Integrado em Zootecnia, Universidade Federal do Ceará, UFC/UFPB/UFRPE,Campus do Pici, Fortaleza, CE, Brasil.

Downloads

Published

2015-08-17

How to Cite

Angicano, M. M. T., Braga, A. P., Aroeira, L. J. M., Rangel, A. H. do N., & Silva, M. S. da. (2015). Qualidade do leite bovino no Semiárido do Rio Grande do Norte, Brasil. Semina: Ciências Agrárias, 36(4), 2809–2818. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n4p2809

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >> 

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.